Transformação FIGITAL: o futuro no presente.

Nos últimos anos, especialistas de diferentes setores, revistas e podcasts vêm falando sobre a Transformação Digital no mundo dos negócios. Essa mudança pode trazer benefícios na gestão do empreendimento, das pessoas e no uso adequado da tecnologia tornando as empresas mais eficientes e competitivas no mercado. Essa Transformação Digital é também conhecida como Transformação #Figital. Mas afinal o que isso exatamente significa?

Primeiramente é importante entender o conceito do #Figital Imagine unir todas as necessidades do mundo analógico – que estão presentes em seu negócio – com a comodidade, agilidade e as tecnologias do universo Digital. Bem, essa união do Mundo Físico com o Universo Digital eu chamo de #Figital! Todos os negócios precisam, neste futuro chamado de presente, fazer coabitar, ou seja, evoluir o seu negócio com o Universo Digital de maneira que os dois ambientes fiquem mais que conectados.

Para resumir, o #Figital é a conexão do Mundo Físico com o Universo Digital.

Essa nova transformação Digital (ou #Figital) para muitos especialistas pode ser considerada a 4ª fase da Revolução Industrial. É uma nova onda que estamos vivendo e que causará impactos profundos em diversos aspectos econômicos, sociais e culturais da sociedade. Segundo previsões da consultoria Frost & Sullivan, essas mudanças podem ocorrer até 2025 aqui na América Latina. Já é uma tendência mundial!

Essa Transformação #Figital acontece em três pilares: humanização e digitalização do negócio, organização colaborativa da empresa e desenvolvimento ágil das soluções. Vamos conferir como funciona cada um deles:

  • Humanização e Digitalização do negócio

Nessa transformação, o conceito “people to people” ganha um novo viés ao qual toda a organização desenvolve seus projetos pensando não só no negócio, mas principalmente no cliente e na relação dos clientes com os colaboradores que representam a empresa.

Quando começamos a integrar a tecnologia em nossas vidas diárias, a ascensão das redes sociais se tornou cada vez mais popular, permitindo que pudéssemos nos conectar com nossos amigos e familiares, mesmo que estivéssemos a centenas de quilômetros de distância. Cada vez as pessoas desejam atenção e a tecnologia torna isso extremamente fácil.

Mesmo princípio precisa ser integrado no negócio, os clientes esperam encontrar algo na empresa que faça com que elas se identifiquem, um laço humanizado, não algo frio e mecânico. Atualmente, o consumidor não quer apenas consumir, mas também ter uma boa experiência em todo o processo de compra. A #humanização do seu negócio é uma excelente forma de construir um relacionamento mais autêntico e duradouro com os seus clientes.

Neste processo de “People to People”, os clientes e os colaboradores precisam se sentir um time, uma parceria ganha-ganha, uma união entre necessidades e soluções.

  • Organização Colaborativa da empresa

Nesse novo conceito de Transformação #Figital, a governança passa a ser colaborativa. Ou seja, aquela ideia hierárquica piramidal na qual os diretores ficam no topo da pirâmide e os colaboradores nas bases, e que para uma ideia chegar de uma ponta a outra é necessário passar por cada parte da pirâmide, é substituída por uma estrutura mais colaborativa e circular, ao qual não só os diretores e gestores têm papel estratégico e de decisão nos negócios, mas todos os colaboradores também precisam trabalhar em prol do objetivo e missão comum da empresa. Isso contribui para estimular a criatividade de todos e acelerar as tomadas de decisão.

Em outras palavras, a empresa passa de uma organização hierárquica a uma empresa CO: Co-colaborativa, Co-construção, Co-working…

Mas essa proposta de “Empresa Colaborativa” (empresa aberta) não se limita só aos colaboradores. A ideia é de uma integração total do empreendimento, ao qual até as empresas parceiras em seu negócio vão se sentir parte integrante de tudo isso. A Co-colaboração vai além da empresa, vai até os parceiros interno e externo, uma única equipe para um negócio mais inovador, mais rápido e eficaz.

Não é mais aquela ideia de ‘eu faço o meu e você faz o seu e tudo dá certo’, o objetivo agora é de ‘fazermos todos juntos, melhor e mais rápido’.

  •  Desenvolvimento ágil das soluções

Nessa parte, o conceito de tecnologia a favor dos negócios é a chave da aceleração. Aqui, ela irá contribuir para dar mais celeridade aos processos de criação, desenvolvimento e aplicação na sua empresa. A antiga área de Tecnologia da Informação (TI), que era responsável pela gestão de arquivos na “nuvem”, atividades logísticas, fiscais, contábeis e/ou manutenção de equipamentos, passa a ter um papel mais estratégico com o objetivo de implementar inovações e soluções integradas para favorecer o desenvolvimento do negócio e surpreender o cliente. A tecnologia não é vista como um custo ou serviço, mas como um criador de valor.

A tecnologia vai contribuir para a aceleração do negócio propondo inovações e, principalmente, implementação mais rápida utilizando metodologia ágil. É o conceito de escalabilidade horizontal e vertical baseada em soluções standard, tecnologia de ponta (A.P.I) e Data Driven pela tomada de decisão certa e confiável.

Resumindo, esta 4ª Revolução Industrial, chamada de Transformação #Figital, é a combinação obrigatória dos três eixos: Humanização e digitalização do negócio, Organização colaborativa da empresa e o desenvolvimento ágil das soluções.

É um erro aplicar somente um dos eixos, isso vai desequilibrar a empresa que precisa gerenciar bem esta transformação baseada em negócio, organização e tecnologia. A união e a sinergia destas três áreas fazem com que a Transformação #Figital da empresa se realize com equilíbrio e eficácia.

E então, ficou um pouco mais claro o que é a Transformação #Figital e qual a importância dela para a sua empresa? Nos próximos posts falarei um pouco mais sobre o tema.

Experiência consolidada no Varejo e na Distribuição, como
CTO / CIO, CDO, Conselheiro e CEO

Canais
de Atuação

Varejo

Distribuição

Tecnologia

Serviço

Precisa de ajuda?

Entre em contato.

© Copyright 2021. powered by GIOVANNI MONTONERI

Design Marcus Figueirêdo  •  Web Jander Barbosa